segunda-feira, 24 de abril de 2017

Movimento Pau-Brasil


O movimento Pau-Brasil surgiu em 1924 com a publicação do livro Pau-Brasil de autoria de Oswald de Andrade e ilustração de sua esposa Tarsila do Amaral.

O grupo buscava uma arte primitivista, com redescoberta do mundo e principalmente do Brasil. Eram fortemente influenciados pela vanguarda europeia e intencionavam a exportação de suas obras, motivo pelo qual o nome era pau-brasil, pois este foi o primeiro produto brasileiro a ser exportado.


Oswald de Andrade era muito crítico e defendia o nacionalismo a sua maneira, o que resultou oposições, como o movimento Verde-Amarelo. O "Manifesto da Poesia Pau-Brasil" é o texto mais importante do movimento, escrito por Oswald de Andrade:

"A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.
....
O lado doutor. Fatalidade do primeiro branco aportado e dominando politicamente as selvas selvagens. O bacharel. Não podemos deixar de ser doutos. Doutores. País de dores anônimas, de doutores anônimos. O Império foi assim. Eruditamos tudo. Esquecemos o gavião de penacho.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário